segunda-feira, 12 de maio de 2014

FORMAÇÃO DAS ROCHAS

            Rochas magmáticas: As rochas magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma. São também conhecidas como rochas ígneas (derivado do latim ignis, significa fogo).  As rochas magmáticas são formadas a partir da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. 

Granito no Vale Yosemite, Califórnia, Estados Unidos.

            Podem ser formadas lentamente no interior da crosta pela solidificação do magma, chamadas assim neste caso de rochas magmáticas intrusivas(plutônicas ou abissais. Por serem formados em profundidade, apresentam cristais grandes, estruturados num lento processo de resfriamento. São exemplos granito, o sienito e o gabro.
             As rochas magmáticas consolidadas na superficie são chamas de extrusivas, ou vulcanicas. Estas chegam em estado de fusão á superficie através de vulcões  ou de fendas na litosfera e, em contato com a atmosfera, resfriam-se mais rapidamente, a maioria das vezes sem formar cristais visiveis a olho nu. São exemplos o riólito e o basalto. Este tipo de rocha é muito resistente, e também das mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes.

Granito, exemplo de rocha magmática.

               Rochas sedimentares: Se formam pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acumulo de detritos orgânicos ou de precipitados químicos, os quais são consolidados por meio de cimentação natural, compactação por pressão ou reações químicas num processo chamado diagênese, que transforma sedimentos inconsolidados em rocha sedimentar.  Os locais mais comuns para a ocorrência deste fenômeno são  lagos, lagunas, baías,deltas, estuários, e fundo de oceanos. As rochas formadas pelo acumulo de outras rochas são conhecidas como rochas sedimentares detríticas. Um exemplo é o arenito, já as que se formam através de processos químicos como as estalactites e estalagmites de cavernas, são denominadas rochas sedimentares químicas, enquanto que as que são formadas a partir de restos de animais e vegetais, como o carvão mineral são chamadas de rochas sedimentares orgânicas. Por serem utilizadas como material construção tem grande importância econômica. Além disso, muitas vezes formam outras rochas porosas e permeáveis reservatórios em bacias sedimentares em que petróleo e outros hidrocarbonetos podem ser explorados.

Rochas sedimentares


                  Rochas metamórficas: Se formam a partir de transformações sofridas por qualquer outra rocha, quando submetida a novas condições de temperatura e pressão. Nesse novo ambiente os minerais se modificam, reorientando-se e formando outros minerais.Cadeias de montanhas como  os Andes, Alpes, Himalaias etc, formados pelas colisões de placas tectônicas ao possuir elevadas pressões e temperaturas existentes no interior das cadeias de montanhas fazem com que haja formação deste tipo de rocha. O metamorfismo(nome do processo que torna a rocha metamórfica) pode ocorrer também ao longo de planos de deslocamentos de grandes blocos de rocha (alta pressão) ou em imediações de grandes volumes de magmas, devido à a alta temperatura existente.

Mármore
- Por Alberto Jebram

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário